Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Informação (Cetic), 92% dos estabelecimentos de saúde possuem algum tipo de software para gestão da operação e dos pacientes, como um sistema de telemedicina e prontuários eletrônicos— em suma, houve um aumento de 5 pontos percentuais de 2023 para 2024.
A pesquisa ainda aponta que, durante o ano de 2024, 23% dos médicos e enfermeiros entrevistados realizaram alguma capacitação para expandir seus conhecimentos sobre tecnologia aplicada à saúde.
O uso de inteligência artificial também se destaca: 17% dos médicos afirmam utilizá-la. Entre os enfermeiros, o valor é praticamente o mesmo (16%). Os principais usos se relacionam com pesquisas, auxílio na comunicação e apoio na criação de relatórios e prontuários.
Logo, para além dos sistemas de telemedicina e telessaúde, a inteligência artificial também está se tornando uma ferramenta presente na rotina dos profissionais de saúde. Alguns softwares, inclusive, possuem integração com IA, o que facilita a utilização.
Afinal, o que é um sistema de telemedicina? Quais são os tipos disponíveis no mercado? Quais suas vantagens e como escolher aquele que melhor se encaixa nas necessidades da sua equipe de saúde? Abaixo, você confere as respostas para essas questões — e muito mais! Continue a leitura e confira.
Sistemas de telemedicina são softwares focados em oferecer atendimentos de maneira virtual aos pacientes, geralmente utilizados na gestão de operadoras de saúde, clínicas, hospitais, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde e outras organizações do setor.
Na prática, eles podem ser utilizados por diversos profissionais de saúde, desde as pessoas que trabalham na recepção até médicos, psicoterapeutas, enfermeiros e outros especialistas.
As finalidades são diversas, sendo as principais delas:
Evidentemente, existem diversos outros sistemas de telemedicina disponíveis no mercado. O ideal é analisar as necessidades da sua equipe de saúde e, a partir disso, procurar pela opção que melhor te atende.
Um sistema de telemedicina está, ainda, diretamente conectado com telessaúde. Afinal, é por meio da tecnologia que será possível levar assistência às pessoas de maneira virtual.
Além de facilitar o acesso a profissionais de saúde em áreas remotas, um sistema de telemedicina e telessaúde facilita a atuação multidisciplinar e integrada de toda sua equipe.
Essas ferramentas organizam as informações dos pacientes em apenas um lugar, de maneira que diferentes profissionais consigam ter acesso e trabalhar em conjunto para levar mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.
Um bom exemplo de software que tem ganhado espaço é o patient relationship management (PRM). Em tradução livre, o termo significa sistema de gestão de relação com os pacientes, ou seja, ferramentas que visam trabalhar o engajamento entre equipe de saúde e pessoas atendidas.
As plataformas de PRM são uma maneira de garantir a continuidade do cuidado, pois possuem funcionalidades para facilitar a interação com os pacientes. Elas são baseadas nos CRMs, sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, bastante utilizados por profissionais de marketing, comunicação e vendas.
Geralmente os sistemas de telemedicina armazenam as informações na nuvem. Dessa forma, sua equipe de saúde consegue acessar os dados com login e senha — o que garante mais segurança para o time e para os pacientes.
Contar com um bom software de telemedicina pode trazer diversas vantagens à sua organização, como aumento da eficiência da equipe, expansão da atuação dos profissionais de saúde, integração do time e até aumento do faturamento.
Um programa de telemedicina é uma ferramenta que permite que profissionais e serviços de saúde sejam acessados de maneira remota pelos pacientes. Logo, as consultas são realizadas virtualmente, por meio de um celular ou de um computador.
Existem softwares de telemedicina para diferentes necessidades, de forma que é importante identificar quais processos da sua organização precisam ser digitalizados para, a partir daí, procurar por opções no mercado.
Mesmo quem atende presencialmente pode se beneficiar de um bom sistema de telemedicina. Afinal, eles podem armazenar dados, facilitar o compartilhamento de informação, agilizar o atendimento, permitir a realização de consultas virtualmente e muito mais.
Com um programa de telemedicina para realizar consultas, por exemplo, é possível diminuir filas, atender pessoas em áreas remotas, realizar acompanhamentos com os pacientes e até organizar melhor a gestão da equipe de saúde.
Profissionais que estão começando a atender também podem se beneficiar ao utilizar um sistema de telemedicina e telessaúde. Afinal, será possível realizar os atendimentos sem precisar, necessariamente, de um espaço físico.
É válido destacar que, segundo a Medicina S/A, o agendamento de consultas via telemedicina cresceu 53%. Essa modalidade de atendimento se tornou popular durante a pandemia de Covid-19 e, desde então, vem aumentando exponencialmente, ano a ano.
É fundamental, portanto, que operadoras de saúde, clínicas, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde e hospitais comecem a adaptar sua operação para que os pacientes consigam realizar os atendimentos sem precisar sair de casa. E, nesse momento, um bom sistema de telemedicina é fundamental.
Existem diversos tipos de softwares de telemedicina, que atendem diferentes necessidades da área. Muitas vezes, a mesma ferramenta conta com diferentes funcionalidades, o que facilita a gestão de saúde.
Para fins de exemplificação, abaixo você confere os principais tipos de sistemas de telemedicina. Assim, consegue procurar por opções de acordo com sua necessidade.
Este é o uso mais comum de um sistema de telemedicina. Os profissionais de saúde o utilizam para realizar consultas com os pacientes, sem que eles precisem ir até um local físico, como uma clínica ou hospital.
Este tipo de programa geralmente possui funcionalidade de agendamento, para que você organize sua própria agenda e a do restante da equipe de saúde.
Por meio do programa de telemedicina, também é possível realizar o atendimento dos pacientes. Algumas opções contam com inteligência artificial para apoiar nesse processo, o que agiliza bastante a troca de mensagens.
A inteligência artificial não realiza o papel de um profissional de saúde. Ela é uma aliada da equipe, realizando a captação de informações básicas, como nome do paciente, idade e sintomas.
Em seguida, a inteligência artificial encaminha o paciente para um profissional, que irá realizar a triagem e continuar com o atendimento. Dessa forma, a IA atua como uma facilitadora para sua equipe de saúde.
Assim como o atendimento, um bom sistema de telemedicina permite que a equipe de saúde realize o acompanhamento com os pacientes. Algumas opções de software também contam com inteligência artificial para realizar essa tarefa.
Nesse caso, a IA encaminha mensagens para o paciente, para garantir que o quadro de saúde esteja melhorando. Ela também pode emitir avisos e cuidar de outras comunicações mais simples.
Quando a inteligência artificial identifica que o paciente precisa de atendimento com um profissional (caso o quadro de saúde não tenha melhorado, por exemplo), ela realiza o encaminhamento para sua equipe.
Um sistema de telemedicina e telessaúde de qualidade permite, ainda, realizar o armazenamento de informações dos pacientes. Prontuários, guias e resultados de exames, laudos e outros documentos médicos podem ser devidamente organizados, para garantir a continuidade do cuidado.
Com as informações devidamente armazenadas é possível, ainda, compartilhar com a equipe de saúde responsável pelo paciente. Dessa forma, todos os profissionais envolvidos nos cuidados podem ter acesso aos dados e trabalhar em conjunto para levar mais bem-estar à pessoa atendida.
Logo, um sistema de gestão de saúde pode facilitar a integração da equipe, elemento fundamental para garantir acompanhamento integral do paciente.
Além de armazenados, os documentos médicos também podem ser compartilhados com os pacientes de maneira virtual. Receitas, guias de exames e até atestados, quando necessários, são enviados por e-mail ou pelo WhatsApp da pessoa atendida.
A assinatura dos documentos pode ser feita virtualmente, o que garante a validade do documento. Dessa forma, mesmo para pessoas em regiões remotas, é possível garantir acompanhamento e continuidade do cuidado.
Por mais que um software de telemedicina seja geralmente utilizado como sistema de gestão de saúde, ele também pode ser uma ferramenta educacional. Existem diversas plataformas que capacitam profissionais de maneira remota, facilitando a profissionalização e até a especialização do setor.
Diversas tecnologias são combinadas para que um sistema de telemedicina funcione. Plataformas de videoconferência, ferramentas para automação da comunicação, sistemas de armazenamento de dados e outros recursos se unem para que você e sua equipe de saúde ofereçam atendimento virtualmente.
Na hora de contratar um sistema de telemedicina e telessaúde, é fundamental se atentar a certificados de segurança. A tecnologia deve ter funcionalidades específicas para que a equipe de saúde e o paciente estejam protegidos durante todo o acompanhamento.
É válido destacar que, além de uma boa prática, a segurança dos dados dos pacientes é uma exigência legal, presente na Lei da Telemedicina e na Lei Geral de Proteção de Dados.
A telemedicina é uma modalidade de atendimento que vem crescendo cada vez mais. Portanto, implementar um sistema de gestão de saúde pode ser considerado um grande avanço para organizações do setor.
Além de facilitar a conexão entre profissionais de saúde e pacientes, um bom sistema de telemedicina otimiza processos, melhora o engajamento das pessoas atendidas e amplia o acesso ao cuidado.
Ao realizar consultas de maneira virtual, você permite que sua equipe consiga atender e acompanhar mais pacientes. Em regiões remotas, por exemplo, o acesso à saúde via telemedicina pode ser uma excelente opção.
Além de expandir o atendimento, o programa de telemedicina apoia na democratização do acesso à saúde. Afinal, além de ir mais longe, a telessaúde pode ter custos bastante reduzidos.
Muitos sistemas de telemedicina automatizam processos, como troca de mensagens, criação de prontuários e agendamento de consultas. Além disso, os softwares também diminuem o tempo de locomoção e minimizam riscos de atrasos e de cancelamentos.
Como os sistemas funcionam de maneira integrada, a gestão de saúde também fica otimizada, afinal, a equipe consegue ter acesso aos documentos dos pacientes de maneira muito mais prática.
Dessa forma, a equipe tem tempo para focar em demandas estratégicas, como profissionalização e atendimentos mais humanizados.
Além de permitir que os atendimentos sejam feitos de qualquer lugar, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde, um sistema de telemedicina permite que custos com recursos, infraestrutura e logística sejam reduzidos.
Com um software de telemedicina, é possível garantir que os pacientes terão acompanhamento contínuo, para que o cuidado seja preventivo. Algumas opções contam com inteligência artificial, que agiliza esse processo.
Com os documentos armazenados no mesmo lugar e disponíveis para quem precisa ter acesso, a equipe de saúde consegue trabalhar de maneira mais integrada — o que é fundamental para um cuidado efetivo.
Os documentos online ainda diminuem reuniões, pois as informações podem ser acessadas e consumidas pelos profissionais sem que eles precisem realizar alinhamentos. Dessa forma, os encontros da equipe ficam ainda mais estratégicos e focados em realmente criar linhas de cuidado para os pacientes.
O software de telemedicina permite um atendimento mais ágil, contínuo e personalizado, o que aumenta consideravelmente o engajamento dos pacientes com a equipe de saúde. Como resultado, a fidelização das pessoas atendidas também cresce!
Por fim, todos os processos acima acontecem com alto nível de segurança. Um bom sistema de telemedicina possui mecanismos de autenticação, criptografia de dados e códigos focados em proteger tanto o paciente quanto a equipe de saúde.
Escolher um bom sistema de telemedicina é fundamental para que o serviço prestado aos pacientes seja realmente eficiente. Por isso, é interessante levar os seguintes pontos em consideração na hora de procurar por uma opção no mercado:
Com base nessas verificações, você garante que irá contratar um sistema de telemedicina eficaz e alinhado às diretrizes legais para funcionamento.
Os sistemas de telemedicina costumam ser extremamente adaptáveis, de forma que diferentes instituições podem utilizá-lo. Operadoras de saúde, clínicas, ambulatórios e até o setor público, com Unidades Básicas de Saúde, conseguem inseri-los na operação.
Dessa forma, é possível oferecer atendimento remotamente, melhorar o engajamento dos pacientes e otimizar o orçamento com programas acessíveis.
Para que o sistema de telemedicina seja utilizado em todo seu potencial, é importante que haja preparo. Por isso, é relevante:
Com a Ana Health, todo o período de implementação do software é acompanhado de perto, para que você e sua equipe consigam utilizá-lo diariamente. O sistema de telemedicina da marca permite agendar e realizar consultas, agilizar atendimentos e garantir uma gestão eficiente da sua equipe de saúde.
O software da Ana Health conta com inteligência artificial, que otimiza atendimentos e realiza acompanhamentos com os pacientes, encaminhando-os com as informações básicas para os profissionais de saúde.
Além disso, emite relatórios sobre sua operação e sobre seus pacientes, para que você consiga realizar análises e tomar decisões com base em dados. Tudo isso de maneira segura!
A Ana Health busca, ainda, qualificar sua equipe constantemente. Para isso, promove eventos de capacitações e treinamentos sobre o uso da plataforma com o time.
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