Para colaboradores | Ana Health
Tempo de Leitura

O que é gerontologia? A área da saúde focada em envelhecimento

A maneira como a sociedade lida com o processo de envelhecimento está mudando. Cada vez mais, é possível ver pessoas aceitando suas rugas e cabelos brancos. Já na área da saúde, profissionais focados em responder a questão “o que é gerontologia?” debatem sobre cuidados com pessoas idosas há muito tempo.

Afinal, segundo dados do IBGE, o número de pessoas idosas no Brasil cresceu 57,4% nos últimos 12 anos. A projeção da instituição é de que, em 2030, nosso país ocupe a quinta posição no ranking de nações com mais idosos do mundo!

Logo, compreender o que é gerontologia, assim como o que é gerontólogo e quais as funções do profissional, pode ser bastante útil. Assim, quando preciso (seja para você ou para um familiar), você sabe quem procurar.

Neste artigo, você entenderá melhor o que faz um gerontólogo, assim como detalhes da profissão, como a função e a importância. Boa leitura!

O que é gerontologia?

A gerontologia é uma área de estudos que se debruça sobre o processo de envelhecimento de forma física, psicológica e social. De acordo com as estudiosas Shirley Donizete Prado e Jane Dutra Sayd, o termo foi criado em 1903, por Elie Metchnikoff. A ideia era construir uma área do conhecimento focada em utilizar os recursos medicinais para prolongar a vida das pessoas.

A palavra é a combinação dos termos gregos géron (que significa velho ou ancião) e logia (que significa estudo). Na prática, os profissionais que estudam o âmbito da gerontologia, buscam proporcionar o envelhecimento ativo e saudável com as pessoas pacientes.

Mais especificamente, buscam promover a saúde física, mental e social com enfoque na pessoa idosa. Conforme conhecem melhor quem será atendido, os profissionais desenham planos de cuidados para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos passando pelo processo de envelhecimento.

Gerontólogo realizando atendimento virtual no celular.
Atualmente, é possível realizar consulta com gerontólogo virtualmente.

Como exemplo de atuação, é possível que um gerontólogo indique exercícios que estimulem a cognição e/ou a memória no dia-a-dia, com foco na autonomia e independência, permitindo melhores relações sociais e familiares. 

Ele consegue, ainda, compreender quais especialistas poderiam se tornar a rede assistencial para cuidados pontuais ou a longo prazo.

Logo, é uma área bastante vasta e que precisa de muito cuidado, empatia, gentileza e, como qualquer campo do conhecimento, comprometimento e seriedade.

Para Joice Pallone, gerontóloga na Ana Health, a resposta para a pergunta “o que é gerontologia” está no estudo e na compreensão do processo de envelhecimento individualizado.

“Antes, associamos o envelhecer com a ideia de velhice e morte. Hoje, já é pensado como a possibilidade de envelhecer bem, com qualidade de vida, preservando a autonomia, mantendo a independência e, principalmente, permitindo a todos um lugar na sociedade.” - Joice Pallone, gerontóloga na Ana Health.

Portanto, a área da gerontologia impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas idosas. Afinal, a compreensão do que faz um gerontólogo é influenciada diretamente pela prática de promover o bem-estar no processo de envelhecimento.

O que é gerontólogo?

Um gerontólogo (ou gerontóloga) é um profissional bacharel em gerontologia, especializado no processo de envelhecimento humano de forma individualizada

Este profissional possui um olhar abrangente e multidisciplinar sobre as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, atuando para promover o bem-estar e a qualidade de vida de todas as faixas etárias, com enfoque na pessoa idosa.

Na prática, este profissional pode:

  • Atuar de forma preventiva, para evitar limitações ao longo do processo de envelhecimento;
  • Auxiliar na adaptação de ambientes,  para que eles proporcionem segurança e conforto;
  • Apoiar na reabilitação, quando necessário, em conjunto com demais profissionais especialistas da saúde , integrando cuidados e personalizando estratégias para que as dimensões físicas, sociais, emocionais e psicológica facilitem a reintegração da pessoa idosa ao seu contexto social e familiar;
  • Indicar práticas de cuidados paliativos, para que, mesmo em situações mais delicadas, a pessoa idosa e todos à sua volta tenham bem-estar.

Para Joice Pallone, entender o que é um gerontólogo envolve expertise em várias áreas. A gerontologia pode atuar, por exemplo, na tecnologia, com design e aplicação de tecnologias assistivas, como dispositivos de mobilidade, comunicação e segurança.

Outros possíveis ramo de atuação, segundo a gerontóloga, são:

  • Políticas públicas, com criação e implementação de programas que promovam os direitos e a qualidade de vida do público acima dos 60 anos; 
  • Gerontologia clínica, com estratégias para manutenção da autonomia e independência, como a preservação da cognição, da memória e da saúde mental;
  • E, por fim, a gerontologia na gestão organizacional, planejando e liderando projetos em instituições públicas e privadas, além de adaptar serviços e produtos às demandas do público idoso.

Logo, responder o que é gerontólogo é bastante vasto. Afinal, o dia a dia do profissional pode variar de acordo com quem atende ou da especialidade que resolveu seguir. Ainda assim, um ponto de aproximação é certo: a gerontologia sempre irá cuidar das pessoas, para que, quando atinjam a fase idosa, continuem com uma vida ativa de qualidade..

Onde um gerontólogo pode atuar?

Um gerontólogo pode atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas, ONGs, assistências sociais, centros de saúde, casas de apoio e até na casa da pessoa idosa. O profissional consegue, ainda, trabalhar de casa.

Mulher negra de com camisa xadrez realizando atendimento online com gerontólogo.
O gerontólogo pode atender em ambientes físicos e digitais, como consultórios e o WhatsApp.

Afinal, assim como várias áreas da saúde, a gerontologia está em processo de modernização. Atualmente, por meio da Ana Health, por exemplo, é possível realizar uma consulta com gerontólogo virtualmente, pelo telefone, WhatsApp ou computador!

Gerontólogo pode atender online?

Sim, o gerontólogo pode atender virtualmente! É possível realizar a consulta da sua casa, por telefone, WhatsApp ou computador. Além disso, dá para realizar agendamentos várias vezes, para ter acompanhamento frequente do profissional.

Na Ana Health, existem gerontólogos que te ajudam a entender o que é gerontologia na prática. Eles constroem planos de cuidados, indicam atividades para melhorar sua qualidade de vida e apoiam as pessoas a ter bem-estar enquanto envelhecem.

Como um gerontólogo pode atuar?

Existem diversas áreas de atuação que ajudam a compreender melhor o que é um gerontólogo, assim como quais os encargos da profissão. As principais delas são:

  • Promoção de saúde, auxiliando as pessoas a terem bem-estar enquanto envelhecem (de forma preventiva e paliativa, com auxílio de outros profissionais da saúde);
  • Tratamento de doenças, indicando cuidados quando necessário;
  • Reabilitação, seja ela psicológica ou social;
  • Apoio psicológico, para que o envelhecimento seja tratado com carinho, empatia e autoconhecimento;
  • Promoção da autonomia e da independência, para que a pessoa consiga ter uma rotina funcional;
  • Adaptação de ambientes, de forma que a casa e outros espaços ocupados pelas pessoas idosas sejam devidamente preparados;
  • Indicação de atividades físicas e comportamentais;
  • Segurança e defesa dos direitos das pessoas idosas;
  • Pesquisa, realizando estudos científicos focados na área da gerontologia;
  • Educação, com foco em capacitar outros profissionais, que serão gerontólogos um dia.

Portanto, tudo depende do foco que o gerontólogo irá dar para sua capacitação. Afinal, é possível atuar em diversas áreas, assim como se profissionalizar em mais de uma.

O que faz um gerontólogo?

Agora que você já entendeu melhor o que é gerontologia, é o momento de conhecer mais do dia a dia de um gerontólogo. Evidentemente, dependendo da área de atuação que o profissional optar, a rotina será alterada.

Afinal, como afirma Joice Pallone, “os gerontólogos possuem multi atuação devido à sua multidisciplinaridade. Temos a capacidade de trabalhar em conjunto com outras áreas, como saúde, tecnologia, direito e gestão”.

Ainda assim, existem algumas atividades que serão mais comuns. Confira as principais!

Realizar investigações com pessoas idosas

Parte da rotina de uma pessoa gerontóloga envolve realizar investigações e análises sobre fatores que influenciam o envelhecimento dos seres humanos. Afinal, um profissional irá acompanhar a pessoa e precisará conhecer quem está lidando, para indicar um plano de cuidados diário mais assertivo.

Ao mesmo tempo, é possível que o gerontólogo trabalhe com investigações mais genéricas, a respeito de um grupo de pessoas ou de um tratamento específico. Isso porque, como área de estudos, pesquisas são frequentemente realizadas ao redor da gerontologia.

Trabalhar com pessoas idosas no dia a dia 

Independentemente de qual área da gerontologia a pessoa decida seguir, um fator será realidade: o profissional poderá trabalhar com pessoas que se preocupam com o envelhecimento ativo e saudável, assim como somente com a pessoa idosa. 

Mulher idosa sorrindo para a foto, com camisa azul. Ao fundo, seu quarto.
Tratar pessoas idosas com carinho e empatia é um comportamento fundamental de um gerontólogo.

Em clínica, serão feitos atendimentos a pessoas acima dos 60 anos com diversas finalidades. Já na pesquisa, o grande foco será a produção de conhecimento focado neste grupo.

Por isso, para realmente entender o que é gerontologia, é preciso compreender que a profissão é repleta de empatia, carinho, paciência, zelo e cuidado. Além disso, demandará dedicação, para se tornar um especialista e prestar o melhor serviço para pessoas idosas.

Organizar planos de cuidados

O plano de cuidados é um documento que reúne diversas práticas que a pessoa idosa precisa inserir no seu dia a dia para ter qualidade de vida. E ele é montado por um profissional que sabe bem o que é gerontologia!

No plano de cuidados, é possível direcionar quais profissionais podem ser mais assertivos na definição das atividades físicas específicas para quadros de saúde. 

Além disso, pode indicar participação em grupos sociais e projetos de adaptação para diferentes ambientes. Se necessário, ele pode conter, ainda, tratamento para enfermidades, como medidas preventivas e paliativas. Nesses casos, o gerontólogo trabalha juntamente com outras áreas da saúde.

Outro nome possível para o documento é plano singular terapêutico. É válido destacar que ele é construído a partir de uma avaliação individual focada na área, que possui perguntas e respostas abordando todos os domínios da saúde biológica, psicológica e social.

Portanto, é um documento importante na rotina de uma pessoa idosa. Garantir que ele seja cumprido e aplicado é uma maneira de cuidar do bem-estar das pessoas à sua volta, assim como do seu próprio.

Colaborar com outros profissionais da área da saúde

É comum que a gerontologia caminhe junto de outras áreas da saúde, como a enfermagem, a medicina e a psicologia. Juntos, esses profissionais conseguem desenvolver planos de cuidados mais robustos e personalizados.

Melhorar políticas para pessoas idosas

Parte do trabalho de um gerontólogo é lutar para que políticas sociais para pessoas idosas sejam aprovadas e implementadas. Afinal, esses profissionais buscam garantir que este grupo tenha direitos e segurança.

Logo, entender o que é gerontologia passa, também, por um processo de análise social. Isso porque os profissionais da área trabalharão para garantir recursos de saúde e outros benefícios para pessoas idosas.

Se atualizar sobre avanços na área

Assim como qualquer profissão, a gerontologia está em constante transformação. E parte da rotina de um gerontólogo é acompanhar estes avanços, para continuar se especializando e oferecendo um excelente atendimento.

As inovações podem acontecer em diferentes sentidos. Na área da ciência, por exemplo, é possível verificar novos conhecimentos na área, tanto de tratamentos quanto de políticas públicas.

Existe, ainda, os avanços da sociedade, como a tecnologia. Seja para atender virtualmente ou para ficar por dentro de alguma tendência de comportamento, a gerontologia precisa se manter ativa e atualizada.

Gestão de saúde

Por fim, faz parte do dia a dia de um gerontólogo a capacitação contínua dos profissionais de saúde, como enfermeiros e psicólogos, assim como a utilização de ferramentas digitais para garantir um alinhamento entre os profissionais que compõem a equipe de saúde assistencial.

Dessa forma, você garante que toda a equipe de saúde envolvida no atendimento às pessoas em processo de envelhecimento esteja devidamente alinhada. Na prática, esta é uma maneira de zelar pelo complemento no plano de cuidados de cada um.

Para isso, é relevante desenvolver habilidades de comunicação e de gestão de pessoas, além de desenvolver um ambiente em que todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento sejam guiados por indicadores de desempenho.

Qual a função da gerontologia?

A gerontologia possui três principais funções: a social, a individual e a da área da saúde. Elas trabalham em conjunto, para garantir mais qualidade de vida e bem-estar para a sociedade.

Homem e mulher idosos realizando exercícios ao ar livre.
Para responder à pergunta “o que é gerontologia?” é preciso considerar aspectos físicos, psicológicos e sociais da pessoa idosa.

Para Joice Pallone, “a gerontologia tem o papel de melhorar a qualidade de vida de indivíduos e de famílias, além de preparar a sociedade para o envelhecimento populacional. Conectamos a ciência, a gestão e o cuidado para assegurar que o envelhecimento seja vivido como uma experiência positiva, garantindo direitos e inclusão em todas as esferas da sociedade”. Quer se aprofundar? Continue a leitura e saiba mais!

Função social da gerontologia

A função social da gerontologia busca debater e garantir que todos da sociedade se mantenham conectados com o mundo e com outros seres humanos à sua volta.

Além disso, analisa aspectos emocionais do envelhecimento, para que ele seja compreendido como autoconhecimento e de maneira saudável.

Função da gerontologia na saúde

Na saúde, a gerontologia trabalha em parceria com outras áreas para fornecer tratamentos, prevenções, acompanhamento e diversos outros serviços para pessoas idosas.

Os planos de cuidado, inclusive, são muitas vezes construídos envolvendo diversas áreas da saúde, com a gerontologia sendo uma delas, para garantir mais qualidade de vida para pessoas acima dos 60 anos.

Função da gerontologia para pacientes

Por fim, parte do processo de entender o que é gerontologia e sua função recai sobre o processo de envelhecimento. Esta é, provavelmente, a maior contribuição da área para o mundo. 

Um gerontólogo oferece cuidados para as pessoas, prezando pelo bem-estar de cada ser humano no processo de envelhecimento. Além disso, pode participar ativamente da construção de conhecimento e de políticas públicas para idosos, seja como pesquisador ou como cidadão que defende a causa.

Qual a importância da gerontologia?

Agora que você já sabe o que é gerontologia e o que faz um gerontólogo, é o momento de se aprofundar na importância e nos benefícios desta área para sua saúde e de quem você ama. Afinal, passar pelo processo de envelhecimento com bem-estar é um direito que todas as pessoas precisam ter acesso. 

Qualidade de vida

A gerontologia permite que pessoas passem pelo processo de envelhecimento com mais bem-estar. Ao indicar práticas de cuidado diários que promovem a saúde física, psicológica e social, diferentes esferas da vida de um idoso serão impactadas.

É possível, por exemplo, que seu plano de cuidado contenha indicações para que você pratique uma atividade física em grupo. Dessa forma, manterá seu corpo ativo, com exercícios personalizados de acordo com suas condições, ao mesmo tempo que terá contato com outras pessoas, ponto importante para a saúde mental.

Para garantir que seu plano de cuidados realmente trará bem-estar e qualidade de vida, o documento é construído de maneira individual e personalizada. Pode, ainda, envolver outros profissionais além do gerontólogo, como médico, psicólogo e enfermeiro.

Assim, diferentes áreas da saúde são levadas em consideração, o que colabora mais ainda para um envelhecimento com carinho, cuidado, empatia e, evidentemente, muita saúde.

Envelhecimento ativo

A ideia de que envelhecer significa se tornar uma pessoa dependente é ultrapassada, além de não ser saudável. Atualmente, é possível se tornar uma pessoa idosa independente, autônoma e que mantém boas relações com seu corpo, sua mente e seus grupos sociais (como a família e os amigos).

É justamente este o foco da gerontologia: promover um envelhecimento que seja saudável em diversos níveis, de forma que a pessoa tenha uma vida repleta de autoconhecimento, cuidado e empatia.

Duas melhores e um homem idosos, sorrindo em uma festa, com balões ao fundo.
gerontologia busca garantir que a pessoa idosa terá boas relações sociais.

O envelhecimento ativo tem como principal premissa garantir que a pessoa idosa tenha participação ativa em práticas sociais, econômicas, culturais e públicas. O termo, inclusive, faz parte das políticas de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prevenção de cuidados

Parte da resposta para a pergunta “o que é gerontologia?” envolve a compreensão de que a área irá atuar de forma preventiva nos cuidados de pessoas idosas. 

Para isso, o gerontólogo pode indicar tratamentos para prevenir enfermidades, de acordo com o perfil do idoso. Além disso, é possível inserir no plano de cuidados atividades físicas e sociais, para que haja um cuidado com o corpo e com a mente.

Este ponto se conecta diretamente com a manutenção da qualidade de vida. Afinal, a gerontologia busca mapear práticas que tragam bem-estar para o processo de envelhecimento.

Dessa forma, consegue atuar de maneira preventiva, para que a qualidade de vida seja mantida após os 60 anos de idade.

Programas de reabilitação

Os profissionais da área também podem atuar na reabilitação de pessoas idosas, quando necessário. Por exemplo, em casos de enfermidades sem tratamento, o gerontólogo pode indicar exercícios com o intuito de, ainda assim, garantir o melhor cuidado para quem está sendo atendido.

Outra situação na qual o gerontólogo pode indicar um plano de reabilitação é após traumas ou momentos difíceis. Dessa forma, desenvolve práticas para que a pessoa idosa cuide da sua saúde mental. 

É importante mencionar que os programas de reabilitação são construídos quando necessário e de acordo com a realidade de cada pessoa idosa. Assim como o plano de cuidado, ele também é personalizado e individual.

Cuidado próximo com a saúde

Realizar acompanhamento próximo com gerontólogo também garante que a pessoa idosa estará constantemente cuidando de sua saúde. Assim, consegue tratar enfermidades e demais necessidades com agilidade, além de prevenir diversas situações.

Logo, a gerontologia é uma maneira de estar mais próxima do seu próprio processo de desenvolvimento, o qual passará, em algum momento, pelo envelhecimento em si. Afinal, como seres humanos, essa é uma certeza!

Realização de cuidados paliativos

Para compreender o que é gerontologia é preciso conhecer os cuidados paliativos que a área visa desenvolver. Em casos de enfermidades que ofereçam risco à qualidade de vida e ao bem-estar da pessoa idosa, os profissionais irão desenvolver um plano de cuidados específicos para o tratamento deste tipo de situação.

Para além de práticas que melhorem a saúde física (diminuindo dores, por exemplo), é possível que os cuidados paliativos feitos por um gerontólogo influenciam a saúde psicológica, social e até espiritual.

Os cuidados paliativos, muitas vezes, são feitos em colaboração com outras áreas da saúde, como a medicina, enfermagem e psicologia.

Prevenção de isolamento social

Um plano de cuidados feito com zelo, empatia e carinho irá contemplar atividades e ações que insiram a pessoa idosa em diversos contextos sociais. 

Três mulheres idosas jogando petanca.
A gerontologia busca garantir que as pessoas idosas manterão relações sociais saudáveis.

Como exemplo, é possível citar exercícios físicos em grupo, participação em eventos sociais e até acompanhamento para construção de relações mais saudáveis.

Fortalecimento do cuidado integrado

O cuidado integrado reúne diversas áreas da saúde para garantir qualidade de vida para as pessoas. Este termo se refere a práticas de bem-estar que vão além de evitar enfermidades, olhando para o todo que constitui a vida de um ser humano.

Logo, como a gerontologia trabalha diretamente conectada com outras áreas, visa o fortalecimento de um cuidado integrado. Dessa forma, a pessoa idosa e seus familiares contam com diversos tipos de auxílios durante o envelhecimento!

Qual a diferença entre geriatria e gerontologia?

Enquanto a gerontologia é uma área de estudos multidisciplinar, a geriatria é uma especialização médica. Logo, ela está dentro do ramo da gerontologia.

Assim como médicos, outros profissionais da área da saúde podem se especializar em estudos sobre o envelhecimento, como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e os próprios gerontólogos por formação.

Portanto, é possível notar que compreender o que é gerontologia é bastante vasto. A área, assim como os profissionais dela, possuem diversas funções e atuações. Ainda assim, o grande foco sempre será o cuidado com pessoas idosas, para que elas tenham uma excelente qualidade de vida no processo de envelhecimento.

Na Ana Health, você consegue se conectar com gerontólogos online sem sair de casa. Tanto empresas quanto pessoas físicas conseguem contratar o serviço, com valor acessível e sem custos por consulta. Quer saber mais? Acesse o site da marca!

Banner para acessar o site da Ana Health.