No dia a dia das empresas, existem inúmeras maneiras de lidar com os processos e com a equipe. Treinamentos e feedbacks são bastante comuns, no entanto, em determinadas ocasiões, ser lúdico também pode ser uma boa ideia. É nesse momento que contar com ideias de dinâmicas para trabalho pode apoiar o RH!
No contexto profissional, as dinâmicas são práticas, propostas pelo RH ou pelas lideranças, que visam desenvolver habilidades na equipe. Essas atividades podem incentivar o trabalho em grupo, promover a inovação, prevenir conflitos, alinhar expectativas e muito mais.
Por exemplo: vamos supor que o time esteja apresentando dificuldade em construir relações interpessoais. É possível realizar um treinamento sobre o tema ou propor uma atividade mais interativa, como uma dinâmica de integração.
Segundo pesquisas realizadas pelo Centro Universitário de Brasília, as dinâmicas no trabalho impactam a motivação e o engajamento dos colaboradores. Além disso, essas atividades promovem integração entre o time e geram momentos de descontração.
Logo, um guia com ideias de dinâmicas é uma excelente ferramenta para o RH. Pensando nisso, esse artigo reúne 25 práticas que podem ser utilizadas para diferentes necessidades. Continue a leitura e selecione aquelas que podem ser úteis na sua rotina!
Como mencionado, existe uma dinâmica de trabalho para cada situação. É preciso, portanto, identificar uma necessidade para, em seguida, propor uma prática que ajude a solucionar determinada dor.
É importante que as dinâmicas para trabalho não sejam aplicadas por acaso. Como toda ferramenta de gestão, elas precisam ser estrategicamente pensadas, para que de fato tragam benefícios dentro da empresa.
Na lista de ideias de dinâmicas abaixo, você confere em qual situação a atividade melhor se encaixa. Dessa forma, consegue conectar a ação com a necessidade da sua organização.
Para que usar esta dinâmica: integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Esta dinâmica de integração é divertida e tende a tirar boas risadas do time. Basicamente, você solicita para que cada colaborador pense duas verdades e uma mentira sobre si.
Em um momento síncrono (como uma reunião diária ou semanal), uma pessoa por vez conta as duas verdades e a mentira, sem mencionar o que é real e o que é inventado. Em seguida, o restante da equipe precisa realizar palpites sobre qual das afirmações é falsa.
Além de gerar integração, esta dinâmica permite que os colaboradores conheçam mais sobre o time. Funciona, ainda, como uma oportunidade para identificação de gostos em comum, o que fomenta relações interpessoais.
Ao aplicar esta dinâmica de trabalho, é válido definir boas práticas com a equipe. É importante lembrar que a atividade acontecerá em contexto empresarial, para evitar que o teor das mentiras seja antiético ou anti-profissional.
Atente-se, ainda, para definir um limite de alguns minutos para que a equipe palpite sobre as verdades e a mentira de cada colaborador. Dessa forma, garante que ninguém deixará de participar por falta de tempo.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Esta é uma das ideias de dinâmicas que precisará de um mapeamento prévio. Nesse caso, é preciso levantar o ano de nascimento da pessoa mais velha e da pessoa mais nova da equipe.
Por exemplo: se o seu colaborador mais velho nasceu em 1992 e o mais novo em 2001, este será o intervalo de tempo definido para a atividade.
Em seguida, reúna a equipe e sorteie um ano dentro do período definido e uma pessoa colaboradora. Ela deverá contar uma lembrança daquele ano, seja pessoal ou um conhecimento de mundo (como o lançamento de um filme).
Caso a pessoa não tenha nascido no ano sorteado, basta realizar o processo de novo. Esta dinâmica de integração também pode ser usada para fortalecer relações interpessoais, além de incentivar a criatividade dos colaboradores.
Para que usar esta dinâmica: mapeamento de clima organizacional, prevenção de conflitos e visibilidade sobre a rotina.
Duração: de 5 a 10 minutos.
O mapa de clima utilizando memes é uma dinâmica para trabalho rápida de ser aplicada. Basicamente, você seleciona algumas imagens virais que expressem diferentes emoções, as enumera e, no início da reunião, pede para que os colaboradores digam qual fotografia melhor os representa.
É possível selecionar memes de gatinhos, de cachorros, de novelas, de filmes e até de segmentos, como o de tecnologia. A questão é ser criativo dentro de um tema que a equipe se engaje em participar.
Algumas vezes, as pessoas podem usar esta dinâmica para demonstrar cansaço ou outros problemas. Nesse momento, evite realizar comentários e expor os colaboradores. Após a reunião, é possível chamar o indivíduo particularmente, para compreender melhor a situação e pensar em propostas para apoiá-lo a resolver o problema.
Lembre-se que o foco da dinâmica é justamente ser uma ferramenta de visibilidade. Logo, é fundamental ouvir sem julgar e, apenas depois do encontro com todo o time, realizar as tratativas individualmente.
Para que usar esta dinâmica: mapeamento de clima organizacional e visibilidade sobre a rotina.
Duração: de 5 a 10 minutos.
Esta dinâmica de trabalho também pode ser utilizada no começo de reuniões, sendo bastante rápida de ser aplicada. Basicamente, você pedirá que os colaboradores descrevam, em uma palavra, o que esperam do encontro ou como definem determinada situação.
Por exemplo: em um treinamento sobre comunicação, é relevante perguntar o que as pessoas esperam aprender. Dessa forma, consegue personalizar a apresentação, para atingir as expectativas mapeadas.
Também é possível perguntar como eles definiriam a semana em uma só palavra. Dessa forma, consegue ter visibilidade sobre o clima organizacional. Se muitas pessoas utilizarem termos como “cansativa”, pode ser interessante realizar ações para mitigar a exaustão no time.
Existem ferramentas de dinâmicas online, como o Mentimeter e o Venngage, que permitem realizar o exercício da palavra com mais facilidade.
Para que usar esta dinâmica: integração de equipe, desenvolvimento de habilidades de comunicação e momentos de descompressão.
Duração: 5 minutos.
Entre as dinâmicas para trabalho em equipe, essa é uma das mais divertidas. Separe, previamente, ideias de desenhos. É importante que sejam ilustrações únicas, para facilitar a atividade. Um bom exemplo são objetos inanimados, comuns na rotina dos colaboradores.
No momento da reunião, peça para que a equipe se divida em duplas e sorteie os desenhos entre elas. Distribua um papel e uma caneta para cada uma delas.
Em seguida, uma das pessoas da dupla deve virar de costas. Usando o dorso dela como apoio, o outro colaborador deve desenhar aquilo que foi sorteado. Quem não está vendo a ilustração precisa adivinhar o que está sendo representado.
Por exemplo, se a palavra sorteada for notebook, o colaborador desenhará, utilizando as costas da outra pessoa como apoio, o equipamento. Conforme as duplas forem acertando os desenhos, elas finalizam a dinâmica.
É relevante definir um tempo máximo para que as duplas adivinhem o desenho. Dessa forma, garante que esta dinâmica de trabalho em equipe não irá durar mais do que previsto.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, integração de equipe, desenvolvimento de habilidades de comunicação, resolução de problemas e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Peça à equipe para que se organizem em uma fila da pessoa mais jovem até a mais velha. No entanto, para isso, eles não podem conversar entre si. Logo, esta ideia de dinâmica demanda criatividade, comunicação não verbal e pode ser uma excelente ferramenta para promover relações interpessoais.
Também é possível definir um limite de tempo, para que o time tenha que pensar rápido e consiga descobrir maneiras de lidar com a pressão.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, integração de equipe, desenvolvimento de habilidades de comunicação e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Esta é uma dinâmica de grupo para trabalho em equipe clássica. Basicamente, você divide o time em turmas, e cada colaborador deve fazer a mímica de um objeto sorteado (que deve ser selecionado previamente).
Caso sua equipe não seja composta de muitas pessoas, não é preciso dividir o time em grupos. Para facilitar a prática, na hora de sortear objetos, você pode contar com o apoio de tecnologias. Existem aplicativos de celular que podem ser utilizados, como o Mimicando.
É relevante, ainda, definir um tempo limite para cada rodada de mímica. Assim, garante que todos conseguirão participar e ainda adiciona um desafio extra às dinâmicas no trabalho.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 20 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
O Stop também é um jogo que pode ser adicionado na sua lista de ideias de dinâmicas. Inicialmente, você definirá categorias para que o time preencha com palavras. Algumas dicas são:
Em seguida, você sorteará uma letra, e os colaboradores deverão inserir termos que comecem com a letra definida em cada uma das categorias. Quem terminar primeiro, grita Stop, e todas as outras pessoas devem parar de escrever. É interessante, ainda, definir um tempo limite para preenchimento.
Cada palavra inserida na categoria vale 10 pontos. Caso alguém repita o mesmo termo, pontua apenas a metade (ou seja, cinco pontos).
Depois de pelo menos cinco rodadas, a partida se encerra, a contagem de pontuação acontece e quem tiver mais pontos ganha.
O ponto positivo é que o Stop é uma das dinâmicas de grupo online e divertidas. A StopotS é um exemplo de ferramenta focada neste jogo, que pode ser utilizado por equipes remotas.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 15 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Entre as ideias de dinâmicas de grupo online e divertidas, o Gartic não poderia ficar de fora da lista! Trata-se de um jogo no qual um colaborador precisará desenhar determinada palavra enquanto o resto da equipe tenta descobrir o que a ilustração representa.
No site do Gartic, você consegue definir uma categoria de palavras (como alimentos, objetos, geral, verbo ou animais) e criar uma sala para que o time entre por meio de um link.
Em seguida, uma pessoa por vez (sorteada pelo próprio jogo) irá desenhar. Conforme os colaboradores acertam, recebem pontuações automaticamente. Vence quem identificar mais ilustrações.
Além de ajudar na integração do time, o Gartic tende a gerar boas risadas, o que torna esta uma das dinâmicas online mais divertidas, excelente para descontrair durante a rotina de trabalho.
Para que usar esta dinâmica: integração de equipe, prevenção de conflitos e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
As perguntas para se apaixonar são uma coletânea de questões criadas com base nos estudos do psicólogo Arthur Aron. Com base em 36 indagações, que visam criar intimidade entre pessoas desconhecidas, são propostas interações entre os colaboradores.
As perguntas podem ser adaptadas como uma dinâmica para trabalhar aproximação entre colaboradores, para prevenir conflitos, para gerar conexões e, como resultados, para descontrair.
Para utilizar no dia a dia, as questões podem ser organizadas em slides, adaptando a ideia para uma dinâmica online. No dia de aplicar a atividade, é possível sortear um número de 1 a 36, e escolher qual será a pergunta da vez. Confira a lista de perguntas já adaptadas para o contexto profissional:
Note que algumas questões são bastante particulares. Logo, caso você acredite que possam gerar situações constrangedoras, adapte a lista e deixe-as de fora. Afinal, o propósito é ser um momento positivo para todo o time!
Para que usar esta dinâmica: integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Esta é uma das dinâmicas para trabalho em equipe que visam aproximar os colaboradores. Basicamente, a pessoa precisa citar informações sobre si mesma, como filmes preferidos, viagens já feitas e por aí vai.
Quando outro colaborador se conectar com o que está sendo dito, ele levanta a mão e começa a citar seus próprios costumes, até encontrar outra pessoa que se conecte com ele.
Dessa forma, proporciona um círculo de proximidade entre os colaboradores, estimulando conexões interpessoais.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, integração de equipe e resolução de problemas.
Duração: mínimo de 40 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Esta é uma das ideias de dinâmicas para trabalhar a resolução de problemas no dia a dia. Para realizá-la, você precisará definir um desafio a ser resolvido. Em seguida, divida o time em grupos.
Cada grupo deve definir uma pessoa que admiram. Pode ser uma pessoa famosa ou até mesmo um colega, desde que todos conheçam o indivíduo.
Os grupos deverão, então, pensar em uma resolução do desafio com base na personalidade escolhida por eles. Em seguida, deverão apresentar para as outras pessoas da equipe.
Esta é uma dinâmica para trabalhar, também, habilidades de apresentação e de raciocínio. Logo, impacta no desenvolvimento comportamental e técnico dos colaboradores.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, integração de equipe e resolução de problemas.
Duração: 20 minutos.
Entre as ideias de dinâmicas, essa é uma das mais tradicionais. Para começar, divida a equipe em grupos de, no mínimo, três pessoas. Em seguida, distribua os seguintes itens:
Comunique que cada equipe terá 20 minutos para criar uma torre, com apenas os objetos distribuídos, que sustente o marshmallow no topo. Cronometre o tempo, peça para todos se afastarem das construções e defina os times vencedores entre aqueles que tiveram êxito na tarefa.
Além de muita comunicação, esta dinâmica de grupo para trabalho em equipe fomenta a resolução de problemas, a conexão entre os colaboradores e o raciocínio.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: 2 minutos por colaborador.
Peça para que cada colaborador da equipe leve para o trabalho um objeto pessoal que lhe traga orgulho ou que o deixe contente. No momento da dinâmica no trabalho, uma pessoa por vez deve apresentar o item e contar o motivo pelo qual ele traz felicidade.
Este é um excelente momento para descobrir novas curiosidades sobre outros colaboradores, o que pode gerar conexões dentro do ambiente profissional.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, compartilhamento de conhecimento, habilidades de comunicação, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: 5 minutos por colaborador.
Peça para que cada colaborador crie uma apresentação utilizando o PowerPoint ou o Google Apresentações, com duração máxima de cinco minutos. O tema pode ser escolhido pela própria pessoa.
Além de ser uma oportunidade para que os colaboradores se conectem, esse pode ser um excelente momento para troca de conhecimentos. Além disso, a pessoa poderá falar sobre algo que gosta, o que aumenta a satisfação no trabalho.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, resolução de problemas, gestão de conflitos e integração de equipe.
Duração: mínimo de 15 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Antes de realizar esta dinâmica de grupo para trabalho em equipe, faça uma lista com alguns itens básicos de sobrevivência, como fósforos, comida, água, cobertores, bússola, kit de primeiros socorros, facas, entre outros.
Na hora de aplicar a atividade, divida os colaboradores em grupos. Em seguida, comunique que eles terão 2 minutos para selecionar quais itens da lista escolheriam caso passassem por um naufrágio.
Ao final do cronômetro, cada grupo deve apresentar o que foi escolhido, assim como os porquês. Esta é uma excelente dinâmica para resolver conflitos no trabalho, afinal, as equipes precisarão entrar em um acordo comum entre todos os colaboradores.
Para que usar esta dinâmica: habilidades de comunicação, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: 5 minutos por colaborador.
Peça para que cada colaborador crie a linha do tempo da sua própria vida até o momento atual. Em seguida, uma pessoa por vez apresenta os marcos relevantes da sua existência, de acordo com ela mesma.
Entre as ideias de dinâmicas, essa busca promover a humanização dos colaboradores, que irão compartilhar experiências pessoais durante a apresentação da linha do tempo.
Para que usar esta dinâmica: habilidades de comunicação, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 15 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Solicite ao time que compartilhe com você, no privado, informações e curiosidades sobre si mesmos. Em seguida, organize-as em uma apresentação.
No dia da dinâmica, apresente as informações e peça para que os colaboradores votem em quais pessoas as enviou.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, resolução de problemas e integração de equipe.
Duração: mínimo de 45 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Esta é uma excelente atividade para inserir em sua lista de dinâmicas de trabalho em equipe! Basicamente, será preciso dividir o time em grupos de, no mínimo, 3 pessoas. Em seguida, comunique que cada time deve criar um produto ou um serviço que ainda não existe em até 15 minutos.
O próximo passo é apresentar o que cada grupo criou para o restante da equipe, explicando as funções e quais problemas o produto ou o serviço resolve.
Para que usar esta dinâmica: desenvolvimento da memória e da atenção, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: 5 minutos por rodada.
Divida a equipe em dois grupos e peça para que formem duas linhas retas, uma de frente para a outra. Cronometre 30 segundos e peça para que uma das filas vire de costas.
Em seguida, a fila que não se virou deve mudar sua aparência, desde a ordem das pessoas até outros itens, como bonés e sapatos.
Peça para que ambos os grupos fiquem de frente um para o outro novamente. O time que virou de costas deve, então, organizar novamente as pessoas, para que fiquem como estavam antes das mudanças acontecerem.
Esta é uma excelente dinâmica para trabalhar memória e atenção, além de gerar bons momentos de relaxamento entre os colaboradores.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, técnicas de negociação, resolução de problemas e integração de equipe.
Duração: mínimo de 45 minutos para a dinâmica. Equipes maiores levarão mais tempo.
Entre as dinâmicas para trabalho em equipe, o desafio da caneta também é bastante popular. Basicamente, você divide os colaboradores em grupos de, no mínimo, três pessoas. Em seguida, entrega uma caneta para cada time.
No prazo de 15 minutos, cada grupo deve bolar uma estratégia de vendas para vender a caneta. Eles precisam pensar em benefícios, diferenciais, preço e qualquer outra vantagem comercialmente atrativa.
Em seguida, os grupos irão apresentar suas estratégias de vendas para os outros colaboradores. Assim, garante que todos compartilharão suas ideias.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, resolução de problemas, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: 2 minutos por colaborador.
Para realizar esta ideia de dinâmica, defina um destino de viagem, seja para lazer ou para trabalho. Em seguida, um colaborador por vez deve explicar, em 2 minutos, quem do time ele levaria como acompanhante nesta jornada.
Para que usar esta dinâmica: integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica.
A dinâmica do Gugu é uma das opções divertidas para explorar no trabalho. Basicamente, você cria uma lista com diferentes objetos, dos mais comuns aos mais inesperados.
Em seguida, escolhe um item da lista e comunica para os colaboradores. Eles devem buscar pelo objeto e, quem o trouxer primeiro, ganha um ponto. Ao final da rodada, a pessoa com maior pontuação ganha.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: mínimo de 10 minutos para a dinâmica.
Selecione músicas populares e, por meio de emojis, descreva o título delas. Para isso, pode contar com a inteligência artificial, como o Chat GPT. Peça, por exemplo, o seguinte comando: Chat, crie uma sequência de emojis para a música Thriller (a resposta seria algo similar a esta sequência:🕺🌕🌌🧟♂️🧛♀️😱🏚️🔦👣💀🕷️🧥🔥🎶🎭).
Selecione as respostas e, no momento da dinâmica, envie os emojis para os colaboradores. A ideia é descobrir qual o título da música apenas com base nas imagens.
Para que usar esta dinâmica: incentivo à criatividade, habilidades de comunicação, integração de equipe e momentos de descompressão.
Duração: 2 minutos por colaborador.
Peça para que cada colaborador indique, para o restante da equipe, um filme em no máximo 2 minutos. A escolha do título fica a cargo da própria pessoa.
Existem dinâmicas que se adaptam para o modelo online e para o presencial. Como exemplo, é possível citar:
Logo, a maioria das ideias de dinâmicas funcionam em regimes remotos, presenciais e até híbridos.
No geral, as dinâmicas mais usadas variam de acordo com as necessidades das empresas ou até dos times. Afinal, elas podem ser utilizadas em diversos contextos, para apoiar em diferentes tratativas.
Portanto, antes de escolher qual ideia de dinâmica utilizar, é relevante compreender em que contexto ela melhor se encaixa. Assim, torna essas práticas estratégicas!
Contar com boas dinâmicas no trabalho traz inúmeros benefícios para o dia a dia das empresas. Afinal, elas são mais uma ferramenta de gestão de pessoas, que podem ser utilizadas em diversos contextos.
Para Victor Macul, cofundador da Ana Health, elas são práticas que estimulam a integração da equipe e a geração de vínculos, além de desenvolver habilidades interpessoais e alinhar as pessoas em torno de objetivos comuns.
“Durante as dinâmicas é possível observar algumas competências comportamentais em ação, como liderança, empatia, viés para ação e tomada de decisão. Elas também ajudam a diagnosticar desafios de comunicação ou integração que poderiam passar despercebidos em avaliações tradicionais: um campo fértil de oportunidades de desenvolvimento pessoal que podem ser trabalhadas pelos profissionais de RH em conjunto com as lideranças.” — Victor Macul, cofundador da Ana Health.
Portanto, contar com ideias de dinâmicas é uma vantagem para a área de RH e uma ferramenta para outras lideranças dentro da empresa. E, para se aprofundar em conteúdos do setor, escrito por especialistas, continue acessando as páginas do blog daAna Health. Existem diversos artigos feitos especialmente para te ajudar a ser mais estratégico em sua rotina!