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Dicas para home office: como aumentar a produtividade?

De acordo com a Exame, em 2022, 9,5 milhões de brasileiros atuaram remotamente em suas profissões. A Valor Econômico, por sua vez, afirma que 25% das vagas publicadas no LinkedIn em 2024 são para trabalhar de casa ou de forma híbrida. Logo, ter em mãos dicas para home office pode ser bastante vantajoso!

A relevância de ter bons conselhos para ter mais produtividade no home office é reforçada pela CNN. Segundo o canal, 62% das pessoas sentem que, em regime remoto, estão mais ansiosas ou estressadas.

Por isso, se você trabalha de casa e busca um aumento da produtividade no home office de forma saudável (física e mentalmente), pode encontrar informações relevantes neste artigo!

Além de explicar como funciona o regime remoto e híbrido, modalidade de trabalho cada vez mais popular, este texto pode te ajudar com  dicas para utilizar na rotina. Continue a leitura e entenda mais!

Como funciona o home office?

Na prática, o home office é uma modalidade de trabalho em que o colaborador trabalha de casa todos os dias da semana. Logo, o profissional faz da sua casa seu escritório. Este regime é, inclusive, regulamentado pela Lei 14.442/2022, publicada em 2 de setembro de 2022.

Segundo a Constituição, “considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo".

Mulher aplicando as dicas para home office de forma adequada.
O trabalho remoto possui direitos e deveres legais, assim como o presencial.

É válido destacar, portanto, que existe diferença entre trabalho externo e remoto. No primeiro, o profissional realiza suas ocupações fora da sede, mas a frequenta quando não está viajando ou para realizar demandas em que não precisa se locomover.

Já no trabalho remoto, o colaborador realiza suas demandas de sua casa, independentemente de quais sejam. A empresa, por sua vez, disponibiliza tecnologias para que as funções sejam cumpridas, sejam elas softwares ou outras ferramentas.

Existe, ainda, o modelo de trabalho híbrido. Neste regime, o colaborador faz parte do expediente em casa e parte na sede da empresa. Geralmente, a companhia define quantos dias a pessoa precisará ir até o escritório dela.

O mais comum é um regime 3x2, no qual o colaborador fica dois dias em casa e vai três na sede da empresa. Assim como o home office, o trabalho híbrido também é regulamentado pela Lei 14.442/22.

Independentemente de trabalhar remota ou hibridamente, entender como aumentar a produtividade no home office pode ser de excelente ajuda! Afinal, as dicas podem ser aplicadas para permitir bem-estar e saúde física, mental e social. 

Dicas para home office: descubra como aumentar a produtividade!

Para descobrir como ser mais produtivo no home office é preciso analisar vários fatores. Será a junção do ambiente que você trabalha com questões comportamentais que permitirão uma jornada útil de qualidade.

As dicas para home office ajudam, ainda, a ter mais saúde além da área profissional. Afinal, como você ficará em casa boa parte do tempo, é preciso estipular limites entre trabalho e vida íntima. Dessa forma, evita cenários de ansiedade, de estresse e de sobrecarga.

Mulher com roupas profisionais trabalhando em regime home office.
As dicas para home office ajudam a cuidar da sua saúde física e mental.

Desde que realizado da forma indicada, o trabalho remoto pode trazer grandes vantagens. Segundo O Globo, as empresas que permitem que colaboradores atuem de suas casas verificam um aumento da produtividade no home office de 21%.

Por isso, abaixo, você confere 9 dicas para home office que vão te ajudar a ter mais produtividade no dia a dia. Se você é da área do RH, pode aproveitar as informações para dar conselhos dentro da própria empresa. Assim, cuida do bem-estar de todos os colaboradores!

1. Organize o local de trabalho

Grande parte da produtividade no home office vem do lugar em que você está trabalhando. É fundamental ter um escritório organizado, mesmo que simples, para realizar as tarefas profissionais.

O ideal é contar com um cômodo para montar um escritório. Dessa forma, você consegue utilizá-lo apenas quando estiver trabalhando, o que ajuda a separar sua profissão da vida pessoal.

Se for viável, dá para colocar móveis que tenham um caráter mais profissional, como uma mesa, uma cadeira própria e uma estante. É possível, ainda, decorar como preferir, para que o ambiente seja agradável. 

Nesse caso, opte por luzes naturais, claras e/ou brancas, tendo em mente que as lâmpadas amarelas são mais relaxantes e podem impactar o aumento da produtividade no home office.

Ainda assim, infelizmente, muitos brasileiros não conseguem contar com um cômodo extra apenas para trabalho. Se for este o caso, o ideal é conseguir construir um espaço que seja o mais específico possível para uso profissional.

Tenha uma mesa de trabalho que será usada majoritariamente em períodos de expediente. Conte, também, com uma cadeira confortável, para cuidar da ergonomia.

Mulher grávida trabalhando de sua casa.
A maneira como você monta seu escritório impacta diretamente em como aumentar a produtividade no home office.

Para além do cômodo, é importante que o seu local de trabalho seja bem organizado. Evite objetos que possam causar distrações, sujeira e bagunça no geral. O ideal, na hora de descobrir como manter a produtividade no home office, é fazer um cantinho da sua casa uma extensão da sede da empresa .

No escritório da sua companhia, você raramente deixaria papel, pacotes de alimentos, videogames e outros itens que fogem do contexto profissional em cima da mesa. Portanto, em casa, busque fazer o mesmo.

Trabalhar da cama ou do sofá também não é o mais indicado na hora de zelar pela produtividade no home office. Esses lugares precisam permanecer associados ao descanso e ao lazer, para diminuir ansiedade e estresse.

Além disso, utilizar uma cadeira e uma mesa para trabalhar é uma maneira de cuidar da sua postura e evitar problemas de saúde físicos. Ao realizar as demandas na cama, é possível que você sinta dores na coluna, na lombar e até no pescoço.

Por mais simples que sejam, as dicas para home office focadas na ambientação são muito úteis. Tanto a nível físico quanto mental, ter um local especificamente para trabalhar é fundamental.

2. Tenha uma conexão com internet estável

Entender como manter a produtividade no home office está diretamente relacionado com tecnologia. Portanto, será preciso uma boa conexão com internet, preferentemente com conexão acima de 100 mega.

Em sua rotina de trabalho, você precisará entregar demandas, se comunicar com outros colaboradores, manusear softwares, realizar reuniões e muito mais. E, para que isso seja feito, é fundamental ter uma conexão estável.

É possível, ainda, contar com dois provedores de internet diferentes na sua residência. Assim, caso uma delas não esteja funcionando, dá para usar a outra rede. Utilizar os dados celulares em situações de emergência também é uma boa opção!

Caso não seja financeiramente viável ter uma boa conexão de rede em casa, alinhe com sua liderança ou com os gestores da empresa uma solução. Muitas organizações, por exemplo, oferecem auxílios extras no salário para ajudar a manter o home office.

3. Defina seu horário de trabalho

Assim como seria feito no presencial, o trabalho remoto precisa de um horário definido para ser desempenhado. Enquanto algumas empresas definirão uma jornada específica (como das 8h da manhã às 18h da tarde), outras oferecerão flexibilidade na rotina.

Mulher começando o expediente no home office, segurando xícara.
Ao definir qual será seu horário de expediente, você garante que organizará o dia para fazer outras coisas em casa, além de trabalhar.

Caso sua organização ofereça flexibilidade, ainda assim, é importante estabelecer qual será seu horário padrão de trabalho. Assim, você cria o compromisso de iniciar a jornada em um período específico, o que ajuda a estabelecer uma rotina.

Lembre-se, ainda, de definir quais serão seus horários com sua liderança. Dessa maneira, garante que todos estarão alinhados sobre como você organizará seu dia a dia.

Com a jornada estabelecida, outra das dicas para home office é inserir na agenda o período em que estará online. Os calendários virtuais mais utilizados são o Google Calendar e o Outlook.

Ambas as ferramentas possuem configuração em que você seta o horário de expediente. Logo, permite que outros colaboradores vejam quando começará a trabalhar. Na prática, isso evita que reuniões e outros compromissos sejam marcados quando você não estiver na ativa.

4. Realize pausas durante o dia

É impossível compreender como aumentar a produtividade no home office sem definir horários de descanso. Seja para ir ao banheiro, se alimentar, se alongar ou simplesmente sair de frente ao computador, ter pausas diárias ajuda a deixar o cérebro respirar.

De acordo com a CNN, 15 minutos de pausa no trabalho podem ajudar a reduzir estresse e impactar na produtividade das pessoas. É válido destacar, inclusive, que na jornada presencial estes períodos de descanso também acontecem.

É comum sair para pegar um café, ir ao banheiro, trocar conversa com outros colegas pelos corredores e, no meio de tudo isso, andar um pouco. Trabalhando de casa, tudo isso é feito com mais praticidade e, portanto, tende a acontecer muito rápido.

Logo, definir quais serão seus momentos de pausa é uma das maneiras de descobrir como manter a produtividade no home office. É válido destacar, ainda, que as indicações de momentos de descanso também acontecem na NR-17, Norma Regulatória que trata sobre trabalho remoto e ergonomia.

Caso sua rotina de trabalho seja repleta de reuniões e outros compromissos em tempo real, é válido inserir seus momentos de pausa na agenda online. Assim, quem precisar falar com você terá conhecimento sobre os períodos em que você estará na frente do computador.

5. Cuidado com as distrações

Para descobrir como ser mais produtivo no home office, é preciso avaliar sua rotina e encontrar possíveis distrações. Em seguida, será preciso encontrar métodos para contorná-las, de forma que não impactam na jornada de trabalho.

Deixe no seu local de trabalho apenas o que será utilizado para trabalhar. Se possível, guarde o celular em um lugar longe, para evitar ficar mexendo nele recorrentemente. Evite, ainda, abrir o WhatsApp Web pessoal, pois ele pode causar distrações!

 Homem e mulher fazendo home office no mesmo cômodo.
Realizar acordos com outras pessoas que moram com você ajuda a ter um home office mais produtivo.

Se você morar com outras pessoas, é indicado conversar com elas sobre como é sua rotina de trabalho. Faça acordos para evitar que seja incomodado ou que interrompam sua concentração.

As dicas de home office acima são válidas, inclusive, para pets. Tente deixar seu bichinho em outro cômodo e utilize as pausas durante o dia para dar atenção e carinho para ele. 

6. Se vista para o home office

Sintya Motta e Leila Rabetto, especialistas em cognição, afirmam que a roupa que você usa no trabalho remoto impacta diretamente em como ser mais produtivo no home office.

Em seu livro “Quarentena sem pijama: o poder das roupas sobre a autoimagem e a produtividade”, as estudiosas realizam pesquisas e demonstram como colocar uma roupa adequada para trabalhar é uma das dicas de como trabalhar home office.

No livro, Sintya e Leila explicam como as roupas podem impactar as emoções e os comportamentos. E, nesse sentido, colocar uma vestimenta que seja mais profissional pode, sim, te tornar mais produtivo.

Evidentemente, não é preciso utilizar calça e camisa sociais para trabalhar de casa. No entanto, tirar o pijama, colocar uma camiseta que poderia ser usada na sede, assim como uma peça de baixo mais adequada, são boas indicações para inserir na rotina.

Logo, é interessante deixar o pijama e as conhecidas roupas de ficar em casa para períodos de lazer e de descanso. Dessa forma, manda sinais para seu cérebro de quando estará trabalhando e de quando estará fora do expediente.

7. Mantenha uma boa comunicação

No trabalho presencial, alinhamentos e decisões são realizados com agilidade (muitas vezes, em poucos passos e apenas algumas frases). Já no trabalho remoto, a comunicação fica mais restrita às reuniões nas agendas e aos softwares de mensagens (como o Discord, o Teams e o Slack).

Portanto, uma das dicas para home office mais importantes é cuidar da boa comunicação. Isso vale para diversas relações profissionais, como com sua liderança e com seus pares de trabalho.

Homem e mulher realizando reunião virtual durante home office.
A boa comunicação é um dos processos mais importantes entre as dicas de home office.

De acordo com a UOL, a comunicação é um dos principais desafios da jornada remota para 34% das empresas. Por isso, é relevante encontrar ferramentas que facilitem alinhamentos entre a equipe.

Uma boa prática para entender como aumentar a produtividade no home office, neste caso, é definir períodos para responder outras pessoas da companhia. Algumas empresas possuem políticas que definem melhores práticas de comunicação. Caso a sua não tenha, uma dica é seguir o esquema:

  • E-mail: confira sua caixa de entrada pelo menos uma vez por período (ou seja, de manhã e à tarde);
  • Softwares de mensagem: tente responder outros colaboradores em, pelo menos, duas horas. Se não for possível, sinalize quando dará a resposta, para que a pessoa não pense que foi ignorada ou esquecida.

No dia a dia, evite utilizar o WhatsApp para realizar alinhamentos profissionais. Se esta for a ferramenta de trabalho escolhida pela empresa, dê preferência para a utilização Business, separando seu número pessoal do usado para trabalhar.

Evite também encaminhar áudios, para facilitar o consumo da informação e ser mais objetivo nas mensagens. Por fim, lembre-se de realizar alinhamentos que envolvem várias pessoas em canais integrados, para que todas tenham visibilidade.

Outra das dicas de home office que podem ajudar neste processo é a regra dos cinco minutos. Esta metodologia indica que você faça na hora toda tarefa que leva pelo menos cinco minutos para ser concluída (como responder um e-mail).

Caso precise de mais tempo para chegar à resposta, a metodologia indica que alinhamentos sejam realizados entre as pessoas envolvidas. Basicamente, dar um prazo para dar o prazo!

8. Continue focado na qualidade das entregas

Independentemente do tipo de modalidade de trabalho que você atua, um ponto é certo: a qualidade das entregas sempre será um diferencial. Por isso, mesmo de casa, será preciso zelar pelas demandas, para realizá-las com excelência.

Além de fazer as tarefas com concentração (o que pode ser facilitado com as dicas para home office acima), existem outras ferramentas que ajudam a garantir mais qualidade.

Uma boa prática é realizar a auto-revisão de todas as entregas. Enquanto os materiais são construídos, é comum que alguns detalhes passem despercebidos. Ao retornar para verificá-lo uma segunda vez, você consegue prestar mais atenção nas minúcias, o que apoia na qualidade.

Nesse momento, contar com corretores gramaticais e ferramentas de inteligência artificial, como o Chat GPT, pode ser bastante útil. Eles tendem a identificar pequenos desvios que, muitas vezes, podem passar despercebidos.

É possível, ainda, solicitar que seus colegas de trabalho revisem a entrega e deem feedbacks sobre ela. Dessa maneira, conta com uma segunda opinião, o que pode ser muito positivo para identificar pontos de melhorias.

Outra das dicas de como trabalhar home office é se conectar com sua liderança frequentemente. Nesse caso, vale solicitar feedbacks dela, para conseguir melhorar a qualidade das entregas com frequência.

9. Crie metas recorrentes

A última das dicas de como trabalhar home office ajudam a garantir a produtividade por meio de metas. Estabeleça objetivos mensais, semanais e até diários. O ideal é que eles sejam mensuráveis, para você acompanhar o progresso no dia a dia.

Mulher olhando para a lista de tarefas diária do home office.
Estabelecer quais tarefas serão feitas em determinado dia ajuda a acompanhar o aumento de produtividade no home office.

Um exemplo de meta diária é finalizar duas entregas, responder todos os e-mails até às 12h e fazer no máximo três reuniões. Todas elas podem ser contabilizadas, de forma que, ao fim do expediente, você entenda se as alcançou.

Se atingir a meta, é possível organizar o próximo dia. Caso contrário, é interessante analisar sua rotina para encontrar pontos de melhoria.

Diversos estudos demonstram como ter metas mensuráveis ajudam na produtividade e no engajamento. Portanto, use esta informação a seu favor e tenha mais controle e organização em sua rotina.

Dicas de ergonomia no home office

A Norma Regulatória 17 (ou NR-17) organiza parâmetros para que as pessoas tenham condições de trabalho psicológicas e físicas adequadas. O documento possui considerações que servem como dicas para home office, tendo em mente que cuidar da sua saúde é relevante em qualquer regime de trabalho.

As dicas de ergonomia no home office podem ser relacionadas com três fatores: seu ambiente de trabalho, sua saúde física e, por fim, a psicológica. Aqui, você confere os principais pontos de atenção para cuidar de si no regime remoto:

  • Trabalhe com uma cadeira confortável e, de preferência, com encosto para a coluna;
  • Tenha uma cadeira com acento que vá até próximo ao fim da sua perna, sem encostar na parte de trás dos joelhos;
  • Ajuste a cadeira para que seus pés toquem os chão completamente;
  • Se possível, opte por uma cadeira com apoio de braços;
  • Posicione a altura da cadeira (ou da mesa) de forma que seus braços formem 90º (angulação comumente utilizada para digitar);
  • Dê preferência para teclados individuais ao invés do presente no notebook, pois eles costumam ser muito pequenos;
  • Se possível, utilize um mouse ergonômico;
  • Ajuste o monitor para que fique na altura dos olhos;
  • Deixe o monitor em uma distância de, no máximo, um braço (para não forçar a vista enquanto trabalha);
  • Diminua a luz direta na tela, para evitar cansaço nos olhos;
  • Prefira sempre trabalhar utilizando uma mesa como um apoio para o computador, e uma cadeira confortável para se sentar;
  • Se possível, invista em cadeiras ergonômicas;
  • Tenha horário definido para trabalhar, de forma que seja possível descansar e ter outras rotinas pessoais.

Com as dicas de ergonomia para home office acima, será possível evitar problemas de saúde (como dores nas costas e na lombar) ainda que trabalhando de casa. 

Caso seja inviável adquirir determinados itens logo de cara, é válido tentar acordar com sua empresa um apoio financeiro. Além disso, como já citado, várias organizações oferecem um auxílio para trabalho remoto, que pode ser utilizado para construir seu espaço de trabalho.

No vídeo abaixo, feito pelo fisioterapeuta Rodrigo Lopes, você confere indicações de alongamentos. Estas dicas de ergonomia no home office podem ser utilizadas uma vez ao dia, para evitar dores:

Como fazer um home office mais produtivo?

Para fazer um home office mais produtivo, é fundamental contar com um ambiente organizado de trabalho. É importante, ainda, que ele seja silencioso e permita que você se concentre.

Ter um horário de trabalho definido também é uma das dicas para home office. Por fim, é importante manter uma postura profissional, entregando com qualidade, realizando uma boa comunicação e cumprindo os acordos realizados durante o expediente.

Como ter um home office perfeito?

Ao invés de buscar por um home office perfeito (um conceito inatingível), pode ser mais proveitoso determinar práticas para um trabalho remoto mais produtivo. Entre elas, podemos citar:

  1. Tenha horários definidos para o expediente;
  2. Vista-se com roupas adequadas para trabalhar;
  3. Organize um espaço da casa apenas para trabalho;
  4. Tenha um ambiente de trabalho calmo e sem interrupções;
  5. Fique longe de distrações, como os celulares;
  6. Aplique dicas de ergonomia para home office na rotina;
  7. Tenha períodos de descanso durante o dia;
  8. Faça pelo menos 3 refeições diárias;
  9. Se hidrate durante o expediente;
  10. Defina uma lista de tarefas para cumprir;
  11. Conte com softwares, tecnologias e outras ferramentas para trabalhar.

Com essas dicas para home office, será possível ter um ambiente de trabalho mais produtivo, confortável e, acima de tudo, saudável. Para cuidar ainda mais do seu bem-estar, você pode contar com a Ana Health, um benefício que disponibiliza atendimento psicológico, médico e gerontólogo virtualmente. Quer saber mais? Clique na imagem abaixo!

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